Nacionalidade Nordestina?
"Em cada estado-nação ou estado nacional existe uma nação ou uma sociedade civil, um estado, e um território."
"A nação é a sociedade que compartilha um destino comum e logra ou tem condições de dotar-se de um estado tendo como principais objetivos a segurança ou autonomia nacional e o desenvolvimento econômico."
Luiz Carlos Bresser-Pereira
Lutamos hoje por uma nação que defenda a liberdade, a justiça social e a qualidade de vida, para o povo nordestino. Depois de séculos de participação no que hoje chamamos de República Federativa do Brasil, entendemos que dificilmente atingiremos os objetivos fundamentais que norteiam a federação, como citado do Artigo 3º da constituição de 1988:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Lamentavelmente, se levado em conta a atual organização da federação, o Brasil falhou, falha e falhará no cumprimento de seus objetivos fundamentais. Se sucessivamente os governos têm colocado a federação a serviços de outros objetivos, diferentes dos que aparecem no Art. 3º de constituição de 1988, esta Federação não pode ser chamada de Brasil e comprometida esta a união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.